Obs.: As opiniões e considerações postadas neste blog NÃO refletem necessariamente a visão da ONG-ATEAC, sendo de exclusiva responsabilidade de seu autor.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Batata e a voz de trovão

       Mais uma vez Batata se encontrou com os internos da Comunidade Terapêutica de Dependentes Químicos. Como de costume, a atividade era de adestramento e Batata ficou a postos para receber as guloseimas que servem como reforço positivo.
       Um senhor de certa idade ficou incumbido de adestrar a cão-terapêuta... Recebeu os petiscos, o clicker e partiu em direção de sua tarefa.
       Provavelmente, sentindo o cheiro dos petiscos, Batata se sentou e se aproximou desse senhor que foi  logo afagando a cabeça e o corpo dela (o que já era meio caminho andado para conseguir qualquer coisa dessa cachorrinha).
       O método do clicker é um pouco lúdico... deixa-se o animal à vontade e quando ele se aproxima daquilo que você quer, simplesmente aperta-se o clicker, oferece-se o petisco e clica-se conforme o movimento vai progredindo.
       Tudo ia bem até que o senhor falou com a Batata:  - "Senta Batata!".
        A voz do homem parecia um trovão de tão grave e rouca que era, e como esse senhor era um pouco lerdo para clicar na hora certa, ele tentou o método mais tradicional: dar voz de comando e induzir o movimento.
        O problema é que na hora que aquele "vozerão" disse "Batata", Batata olhou para mim assustada como se perguntasse: - "Por Deus! O que eu fiz de errado dessa vez???"... enfiou o toco de rabinho entre as pernas e se curvou com os olhos abaixados para o Barítono.
        Quanto mais ele chamava pela cadela, mais ela se afastava... nem o petisco parecia agradar mais. A solução foi dizer para o senhor não abrir mais a boca e tentar adestrar a Batata só no clicker. Infelizmente a Batata grudou no meu pé e não quis mais sair até passar o susto.
         Outra coisa é que o dono faz coro com o lutador Anderson Silva e o apresentador Danilo Gentili e só engrossa a voz para dar bronca mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário